Buscar
  • Medialogar

A importância da linguagem corporal e como nós a utilizamos.

Atualizado: 27 de Set de 2019

A linguagem corporal é totalmente inevitável quando nos comunicamos. É possível que, você fale algo com suas palavras mas, seu corpo envie uma mensagem oposta ao que esta sendo dito. Você já ouviu algo que, sem saber por que, não acreditou? Ou experimentou descrever a palavra espiral com as suas mãos presas ao corpo? Se torna quase impossível! Isto é o efeito da linguagem não-verbal atuando na comunicação.

Estudos revelam que há três elementos em qualquer mensagem comunicada: a linguagem corporal; os elementos do discurso (timbre e tom de voz); e as palavras. Todavia, o que chama atenção nesta pesquisa, é que 55% daquilo que comunicamos vem através de nossa linguagem corporal; 38% se dá através da voz; e, apenas, 7% é comunicado através das palavras. Isto implica dizer que, a comunicação não-verbal pode ser poderosa e influenciar mais que as palavras que dizemos.

Nossa postura pode revelar ou comunicar aos outros aquilo que não temos a intenção de mostrar - nossos sentimentos. Nossos braços, pernas e mãos se movimentam de acordo com aquilo que estamos sentindo. De forma a exemplificar, braços cruzados na altura do peito, especialmente quando sentados, pode indicar resistência ao que esta sendo dito, enquanto que mexer nos dedos e unhas durante a fala do outro, pode parecer que você não esta realmente atento à conversa.


Podemos citar, também, que a perda de contato com os olhos do interlocutor pode indicar não-concordância, desinteresse ou um extremo nervosismo. Por outro lado, pode ser inconveniente manter os olhos fixos nos olhos do outro - isto pode gerar uma sensação de invasão de intimidade.

Segundo a britânica Alex Kelly, terapeuta da linguagem, é possível que consigamos ler mentes através do que ela chama de emotional leakage, o que podemos traduzir como "vazamento emocional". A autora sustenta que a mente produz os pensamentos; os pensamentos produzem os sentimentos; e os sentimentos "vazam" através da linguagem corporal.

Desta forma, podemos examinar a linguagem corporal para compreender os sentimentos e, assim, podemos ler mentes.

Na negociação e na mediação, a linguagem não-verbal é muito importante porque pode nos revelar um caminho a seguir. Este é um tema realmente fascinante e quanto mais

nos dispomos a entendê-lo, mais compreendemos as pessoas.




14 visualizações

+55 (24) 3302-4610

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2019 by MEDIALOGAR. Proudly created with Wix.com